Aconteceu em São Paulo no Hotel WZ Jardins nos dias 19 e 20 de setembro o I SIMPÓSIO PAULISTA DE CONTROVÉRSIAS NO TRATAMENTO DA DOR DO CÂNCER.

O evento contou com um time de primeira linha voltado para o tratamento da dor sob a coordenação do Dr. Ricardo Caponero – Coordenador do Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa– CATSMI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro do comitê científico do Instituto Viver Hoje.

Estiveram presentes equipes de profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Clínicas (SP), GRAACC, Hospital São Paulo, Hospital Santa Paula entre outras instituições.

Temas fundamentais – como o aspecto emocional e o religioso da dor, o impacto familiar e o alto custo dos medicamentos e dos procedimentos (o que, muitas vezes, inviabiliza a continuidade do tratamento do paciente) – foram trazidos à discussão pelos profissionais.

No evento, os participantes aprenderam sobre a importância da equipe multidisciplinar durante o tratamento e como funcionam as terapias complementares e os benefícios para paciente oncológico.

O Dr. Luis Fernando Pracchia – onco-hematologista e representante da Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Paulo – expôs os tratamentos disponíveis para pacientes do SUS, os avanços no médio e no longo prazo e as necessidades do sistema.

"O não tratamento da dor é semelhante à tortura e todo paciente tem o direito de ser assistido para que tenha uma melhor qualidade de vida" – Dra. Maria Tereza Jacob.

Ao longo do ano, o Instituto Viver Hoje – idealizador e realizador do evento – trabalhou o tema "Aspectos da Dor" produzindo diversos materiais como vídeos para a conscientização da população, participação em programas de rádio e TV e o lançamento da pesquisa "O controle da dor oncológica no Brasil: Avaliação, Controle e Terapêutica.

"Sabemos que é fundamental proporcionar esse tipo de evento para que todos os profissionais tenham acesso ao que existe de mais atual em terapias e onde o maior beneficiado seja sempre o paciente" – Cristina Gomes, presidente do Instituto Viver Hoje.

Confira na galeria algumas imagens do evento.